Amazonense entre as mais belas do universo

Mayra Dias
Fada amazônica, deusa do sol. [Foto: Jhonne Almeida]

Esperamos 61 anos para ver uma amazonense ostentar o título mais desejado dos concursos de beleza do Brasil. Em 2018, fomos representados no Miss Universo, pela jornalista Mayra Dias, 27 anos, natural de Itacoatiara, município distante aproximadamente 179 quilômetros de Manaus, em linha reta.

A “Deusa do Sol” não avançou para o top 10, mas se classificou entre as 20 mulheres mais belas do universo. Este foi o oitavo ano consecutivo que uma miss brasileira conseguiu se classificar. Entretanto, ficou claro que a BeEmotion precisa rever algumas ações se quiser realmente fazer uma Miss Universo.

Mayra Dias
Destaques da preliminar [Fotos: © IMG Universe LLC]

Mas este artigo não é sobre o que deu ou possa ter dado errado. É sobre o orgulho que sentimos (nós, amazonenses) de ver uma mulher (daqui) linda, inteligente, forte e incrivelmente dedicada aquilo que se propôs, representando a beleza brasileira.

Brilhou, brilhou muito. Tanto quanto os fios negros dos cabelos, ostentados com muito orgulho durante toda a competição. Num ano de várias pocahontas, ela chamou a atenção para a questão ambiental e se manteve coerente com tudo o que acredita.

Quando eleita Miss Brasil em maio de 2018, no Riocentro, RJ, sofreu ataques simplesmente por ser do norte. Muitos órfãos das misses sulistas não gostaram da escolha da amazonense e a atacaram. Mas ela é do norte. É forte! Não se abalou.

E a prova disso foi que não deixou que sua essência fosse mudada, não deitou para aqueles que quiseram ondular seus cabelos, ou cortá-los, foram tantas intromissões. Manteve, naturalmente, como plataforma social a preservação da Amazônia, uma das regiões mais cobiçadas pelo homem no mundo.

Como expectador do mundo miss desde criança (uns 20 anos pelo menos), esperei incansavelmente pelo momento em que o Miss Brasil parasse de boicotar as nortistas e elegesse uma amazonense.

Foram exatos 61 anos, desde a eleição de Terezinha Morango em 1957, até a coroação de Mayra Dias, jornalista amazonense, natural de Itacoatiara, do interior, com orgulho das suas origens e raízes, representando um país inteiro.

E é assim que tem que ser. O Brasil é diverso, multirracial, multicultural. Não sei em que momento da história, acostumou-se a ideia de que apenas as mulheres do sul e sudeste seriam capazes de representar a beleza da mulher brasileira.

No Miss Universo

Mayra Dias embarcou rumo a Tailândia no dia 26 de novembro, saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, SP, e com escala em Dubai. Foram quase 24 horas de viagem.

No confinamento, dividiu quarto com a Miss Angora, Ana Liliana Avião, Da-le #brangola !!!

Entre os vários compromissos do confinamento, entrevistas, ações com os patrocinadores, visitas e reuniões, o Thai night foi um dos mais importantes. Seria a primeira vez que as misses seriam vistas na passarela, durante o confinamento.

Todas as misses desfilaram vestidos tailandeses, desenhados por Sua Alteza Real Sirivannavari Nariratana, princesa da Tailândia. Apesar de ter minha opinião sobre os modelitos, não direi que alguns eram feios porque jornalistas que criticaram a coleção estão sendo processados e acusados de crime contra a coroa (crime de lesa-majestade).

Naquele país, tecer qualquer comentário negativo sobre a família real é considerado crime. 

Confira alguns pontos altos da participação de Mayra Dias na edição de 2018 do Miss Universo:

Thai night

Traje típico

A “Deusa do Sol” chamou bastante atenção e figurou em vários tops como um dos favoritos do público.

Preliminar

A preliminar acontece alguns dias antes da final. Este momento é crucial para a escolha do Top 20, ou seja, para definir quais misses avançam na competição. Alguns fatores indicam que na verdade toda a competição é definida neste dia e apenas anunciada durante a “noite de gala”.

Top 20

Mayra Dias não entrou como uma das 5 representantes das Américas no top 20, foi escolhida como “wild cards”, uma espécie de repescagem com indicações da própria organização levando em consideração o desempenho durante o confinamento.

Muito orgulho de você, Mayra Dias, esse brilho é teu! Parabéns pela belíssima campanha que realizou, e pelo belíssimo reinado que realiza!

Mais de Jorge

CHANEL, Coco

O mais corajoso dos atos ainda é pensar com a própria cabeça.
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *